Conchas Esclerais

As conchas esclerais (também denominadas conchas cosméticas) são semelhantes às próteses oculares, porém mais delgadas. Têm uma espessura corneana menor de 3 milímetros e, portanto, a técnica de fabricação varia com respeito a fabricação de próteses oculares.

São geralmente indicadas para casos nos quais o paciente conserva seu globo ocular com menor tamanho.

A presença de um olho que não tem visão e é de menor tamanho pode ser: uma doença congénita ou adquirida, um acidente ou uma microftalmia congénita. As conchas esclerais são adaptadas sobre o globo ocular sem necessidade de intervenção cirúrgica prévia. Para obter uma ótima adaptação, em cada caso realizamos uma impressão do contorno do globo ocular. Isto é feito com um material chamado de alginato que nos permite realizar uma adaptação precisa, otimizando o conforto, a mobilidade e a estética final.

Algumas vezes o globo ocular apresenta uma sensibilidade alta. Nesses casos orientamos cada paciente e desenvolvemos um programa de adaptação progressiva que permita realizar uma habituação dos tecidos à nova lente, adicionando uma maior quantidade de horas de uso todos os dias. Nossas técnicas de adaptação e fabricação, somado a nossa experiência, permitem-nos maximizar o tempo de tolerância e uso da concha escleral para esses pacientes com alta sensibilidade corneana. A maioria dos pacientes que apresentam phthisis bulbi pode utilizar a concha escleral durante longos períodos de tempo e até mesmo dormir com elas.

Cada paciente é capacitado para que possa colocar e retirar sua lente com facilidade e para saber como fazer sua limpeza e cuidado.